terça-feira, 11 de setembro de 2012

O perfil dos jovens que as empresas estão contratando


Jovem antenado tem atitudes altamente positivas e muito valorizadas pelas empresas

Ruy Leal*

O mundo se tornou globalizado e fortemente competitivo. Não há mais fronteiras para realizar negócios. Qualquer empresa em qualquer ponto deste planeta, desde que conte com competência suficiente, poderá oferecer seus serviços ou produtos em condições reais de vencer a parada.
Esse cenário é a realidade de quem está ou de quem quer estar participando desse jogo extremamente veloz, ou seja, é preciso estar atento e agir rapidamente em função das mudanças de ambiente, de tecnologia, de competidores, de produtos ou da entrada de novos produtos ou competidores.
Quando o jovem vê chegada sua hora de sair para o mercado de trabalho, se quiser obter sucesso em sua busca de seu primeiro emprego precisa ter em mente algo que não se ensina nas escolas: será necessário possuir profissionalismo para avançar, com êxito, nesse tortuoso caminho.
E entende-se por profissionalismo a capacidade do jovem de estar "antenado", acompanhando, com interesse e determinação, o que acontece no mundo que possa ter relação com o seu futuro profissional. As empresas não querem jovens alienados, desconectados do mundo que fará parte de suas vidas por dezenas de anos.
Jovem antenado busca informações, atualiza-se com as tendências do mundo empresarial e com os movimentos das oportunidades. Sabe que além de bom preparo técnico, necessitará de habilidades que possivelmente assumirão importância estratégica para sua permanência no mercado de trabalho, como competência para falar e escrever, saber e gostar de trabalhar em equipe, capacidade para o relacionamento interpessoal, além de uma adequada inteligência emocional para suportar pressões e o ambiente estressante e altamente competitivo próprio do mundo das empresas.
Jovem antenado tem atitudes altamente positivas e muito valorizadas pelas empresas, conhecidas como confiança, coragem, determinação, cooperação e conduta ética. Assim, o jovem estará em condições de entregar as mensagens a Garcia que lhe serão confiadas ao longo de sua carreira profissional. Não há como evitar isso no mundo globalizado, sendo fundamental então, saber fazer as entregas.


*Ruy Leal é Superintendente do Instituto Via de Acesso, Autor do livro "Condutores do Amanhã", formado em Comunicação pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP e possui MBA em Marketing de Serviços pela ESPM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário