quinta-feira, 26 de julho de 2012

Lousa interativa movimenta stand do Uemanet, na SBPC

No terceiro dia de exposição na maior Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação das Américas – ExpoT&C, o stand do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet) vem atraindo um grande número de visitantes. O motivo é a lousa digital ou lousa interativa usada pelo Núcleo em videoaulas de Educação a Distância. A ferramenta visa maior interatividade entre professores e alunos. Diante dela, os visitantes tiram dúvidas e se divertem com as possibilidades. 

A graduanda em Física pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Thaynara Lima, ficou admirada com a lousa e a possibilidade de uso em sala de aula. “Na era da internet e que todos nós estamos conectados, chama a atenção a lousa por ser interativa e, com certeza, atrai mais o aluno. E é interessante saber que a nossa universidade estadual usa esse tipo de tecnologia em sua metodologia”, afimou. 

No stand do UEMANET (no pavilhão da ExpoT&C), além da lousa, tem a reprodução de um mini estúdio de gravação e edição – também utilizado para as videoaulas; e a plataforma do Ambiente Virtual de Aprendizagem, o AVA/Moodle.

Quem também passou pelo stand e deixou sua impressão sobre a participação da Universidade Estadual do Maranhão na 64ª SBPC foi o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UEMA, José Antonio Carvalho. “Esse evento é super importante pelo intercâmbio da comunidade científico-acadêmica, no sentindo mais amplo das atividades de extensão da universidade ter uma comunicação com a sociedade. E isso é fundamental para se saber o que está sendo produzido. E no caso específico da Uema, a gente percebe hoje que a universidade marca com a sua visibilidade, em termos de ações, como a Educação a Distância (EaD). E é um evento que também vemos um público jovem e isso tudo, de certa forma, é um estímulo para os futuros cientistas, os produtores de conhecimentos e da inovação, portanto, é muito importante”, revelou.

O stand - No stand os visitantes podem conhecer a história do UemaNet, bem como sua importância para o Estado no campo da educação a distância. O Núcleo se apresenta como uma alternativa capaz de reverter o quadro de exclusão social no Maranhão. Para isso, o UemaNet oferece cursos de graduação, aperfeiçoamento, especialização e técnicos, todos na modalidade a distância.

Estão, ainda, representando a Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, o Núcleo Ambiental – Nugeo, que apresenta amostras dos Laboratórios de Geoprocessamento, de Meteorologia e de Recursos Hídricos; o Programa Darcy Ribeiro, que está expondo uma amostra dos laboratórios multidisciplinares existentes em 23 polos do Programa; e o Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário