quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Alunos do Curso Técnico em Controle Ambiental do Polo E-TEC/UEMANET-CAXIAS realizam aula prática de Química Ambiental.

     Com o objetivo de Conhecer in situ alguns parâmetros físicos (cor, textura e plasticidade) de amostras de solo coletadas no campo, os alunos do Curso de Controle Ambiental Turma A e B do Polo Caxias, realizaram aula prática da disciplina Química Ambiental no dia 24/08, na qual realizaram as seguintes atividades;
 Reconhecimento diferenciando sobre o que é solo e o que é piso-chão;
 Escolha de um solo para a realização da aula prática, seguindo de observação do solo e do ambiente, especificando se existia ou não cobertura vegetal;
 Seleção de um local sem vegetação para recolher uma amostra de cerca de cerca de 200 g numa profundidade de cerca de 20 cm;
 Após recolhida, a amostra foi espalhada em uma folha de papel branca para analise da cor, com as mãos secas verificada a textura (arenosa ou argilosa) e com as mãos úmidas verificada a plasticidade (se é mais pegajosa ou não).

     No final foi feita uma comparação entre as anotações afeitas pelas equipes.

Segue alguns registros fotográficos:












terça-feira, 3 de setembro de 2013

Alunos do Curso Técnico em Alimentos do E-tec/UEMANET-Caxias realizam Práticas em Laboratório.

Os alunos do Curso de Alimentos do Polo E-tec/UEMANET-Caxias, orientados pela tutora presencial Shirneth Bucar, realizaram no dia 24/08/2013, práticas da disciplina Análise Físico Química dos Alimentos.
As práticas realizadas foram:
Ø  DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS UTILIZANDO TITULAÇÃO- Determinar a concentração (g/mol) de ác.acético em um vinagre de uso caseiro.
Ø  PROVA DE COCÇÃO- Fundamenta-se na observação das características organolépticas do produto, ou seja, suas modificações de textura, odor e sabor ocorridas nos alimentos em inicio de de composição, ressaltadas quando a amostra for submetida ao aquecimento.
Ø  REAÇÃO PARA AMÔNIA – PROVA DE ÉBER- Identificar o estado de conservação dos alimentos protéicos, podendo ser avaliado por meio da reação de Éber para amônia. A liberação de amônia indica o inicio da degradação das proteínas. A amônia, ao reagir com o acido clorídrico, forma cloreto de amônio (NH4Cl) sob a forma de vapores brancos.
O objetivo principal das aulas práticas da Disciplina Físico-Química dos Alimentos consiste em aprofundar os temas já visualizados e abordados anteriormente, tanto nas videoaulas como no fascículo e despertar curiosidades, questionamentos e interesse acerca do fenômeno observado, de modo a proporcionar uma nova visão sobre o tema discutido.

Segue o registro fotográfico