terça-feira, 23 de abril de 2013

Sala de Emprego mostra as dez áreas com escassez de profissionais


A maioria desses trabalhadores está dentro de indústrias e fábricas.
Os técnicos estão em primeiro lugar na lista de vagas sobrando
.


As dez áreas em que mais faltam profissionais foi o tema da Sala de Emprego desta segunda-feira (22). Segundo pesquisa da ManpowerGroup, de cada dez empregadores, sete têm dificuldade de contratar para os seguintes cargos:  técnicos, trabalhadores de ofício manual, engenheiros, motoristas, operadores de produção, contadores e profissionais de finanças, representantes de vendas, profissionais de TI, operários e mecânicos.
No estudo, feito em 41 países, fica claro que a maioria das ocupações em falta está dentro das indústrias e das fábricas. Operários e mecânicos sem muita experiência, por exemplo, têm neste cenário uma boa oportunidade.
Na fábrica de alimentos Vale Fértil, chegam novos operários quase todos os dias. Pessoas começando, no lugar de outras que acabaram de sair. Como esta rotatividade, que é cada vez mais comum, não é boa para a empresa, os operários que permanecem ganham cursos, podem subir na carreira e virar operador de produção.
Nesta mesma fábrica trabalham engenheiros, outra carreira que tem vagas sobrando. Porém, o que os empresários mais procuram são os técnicos. São eles que consertam as máquinas usadas por operários e ajudam os engenheiros nas tarefas.
Segundo o Senai, o Brasil vai precisar de 520 mil técnicos industriais até 2015. Atualmente, o número de técnicos que saem dos cursos não é suficiente para atender o mercado.
A falta de candidatos é apontada por um terço dos empresários ouvidos na pesquisa como o principal motivo para não preencher postos de trabalho.  Ao lado, com o mesmo percentual, vem a falta de qualificação.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Alunos dos cursos de Informática e Redes de Computadores do e-Tec/Uemanet, Polo Caxias, realizam prática da disciplina Arquitetura de Computadores.


De acordo com a exigência da disciplina de Arquitetura de Computadores foram realizadas as práticas nos dias 09, 16 e 23 de Março do ano em curso, com os alunos do Curso de Informática, turmas A e B, e os alunos do Curso de Rede de Computadores, Turma A. As práticas foram direcionadas pelos tutores Rosemary Araújo e Romélia Arcângela, de Informática e pelo tutor  Elmo Júnior, do curso de Redes.
A prática foi iniciada com vídeos abordando a temática: Hardware e demais acessórios do computador. Os alunos assistiram e relacionaram com o conteúdo do livro e das atividades postas no AVA. A resposta foi positiva quanto à compreensão e participação dos mesmos durante as práticas.
Ressaltamos que, as práticas foram realizadas no Pólo, aos sábados devido a facilidade de junção das três turmas, e ainda a especial colaboração dos alunos do Curso de Informática Eric Vilanova (turma B – Técnico em Processamento de Dados), Heliezer Pereira dos Santos de Souza (Turma A - mestrando da UFPI em Matemática) e o Professor/Tutor de Redes Elmo Junior (Mestre em Ciência da Computação-UFPE 2012. ), que direcionaram e ministraram as atividades práticas-pedagógicas. Gostaríamos de ressaltar a qualidade das práticas devido à competência dos alunos e tutor ministrantes das práticas.
Segue o registro fotográfico:

















sábado, 13 de abril de 2013

Curso Técnico de Controle Ambiental e-Tec/Uemanet-Polo Caxias realiza atividade prática da disciplina Ecologia


O Curso Técnico de Controle Ambiental, Turma A, e-Tec/Uemanet-Polo Caxias realizou atividade prática da disciplina Ecologia.
A atividade teve como objetivos, observar o cotidiano e a realidade de um determinado local, visando analisar algumas questões baseadas nos principais problemas do local, como por exemplo, a coleta e tratamento do lixo, queimadas, tratamento de água, criação irregular de animais, paisagem do local, e entre outras questões levantadas pelos alunos.
A ação deu-se em duas etapas:
1ª etapa: consistiu em fazer um levantamento prévio do local a ser estudado por cada equipe.
2ª etapa: foi realizada a pesquisa documental, que foi constituída da observação dos participantes e aplicação de questionários através da realização de entrevistas.

Segue alguns registros dos locais estudados pelas equipes


Tutora Daiana e alunos da Turma A
Entrevista com moradores
Alunos da Turma A

Animais na rua
Lixo na rua

Casas abandonadas