segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Por que estudar a distância?


Saber valorizar o método e entender os benefícios da EAD são muito importantes
Clarissa Ferreira, Portal Competência

A cada dia que passa aumenta-se o número de jovens e adultos que recorrem ao método da Educação a Distância para aprimorar sua qualificação profissional ou para dar continuidade ao seu grau de escolaridade.
Com a grande procura, as opções não faltam no mercado. No entanto, saber valorizar o método e entender os benefícios da EAD são muito importantes.
Conheça sete motivos para valorizar a educação a distância:
1.º A principal vantagem em realizar um curso a distância é a comodidade em não precisar se locomover até uma instituição de ensino. Isso significa ter mais tempo livre para estudar, resultando em um aproveitamento melhor.
2.º Outra vantagem é a flexibilidade de horários, o aluno tem a possibilidade de montar sua própria grade de estudo.
3.º O custo-benefício é outro diferencial. Os cursos a distância apresentam preços acessíveis e várias formas de pagamento. Um curso presencial pode custar duas ou três vezes o valor de um treinamento a distância.
4.º O reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) e da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) são dois pontos importantes para quem realiza qualquer tipo de treinamento a distância. É uma garantia de qualidade e confiança no serviço prestado.
5.º EAD Corporativa. Muitas organizações estão investindo em EAD Corporativa para incentivar o treinamento e a capacitação dos colaboradores. O método tornou-se eficiente, prático, e de ótimo custo-benefício.
6.º Oportunidade. Podemos dizer que a Educação a Distância é a abertura para o aprimoramento e a capacitação de profissionais com pouco tempo ou sem muitas oportunidades. É uma solução para quem nunca deixou de investir em qualificação.
7.º Bons profissionais. Os professores devem apresentar uma capacidade de explicação e clareza excelentes, para que os alunos tenham um aprendizado da melhor forma possível. Por isso, professores de alto nível são fundamentais na EAD.
O mais importante é não deixar a qualificação e a capacitação de lado. Com a concorrência do mercado de trabalho, o mais importante é manter-se atualizado, seja pelo método presencial ou pelo a distância, o que vale é a educação e o treinamento que se recebe.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

A importância do curso técnico


A importância do curso técnico na Carreira profissional

Para os alunos que pretende seguir carreira profissional não há melhor forma de  ensino que um curso técnico ,ele permite o conhecimento teórico e prático da profissão desejada além oferecer uma serie  de vantagem sobre  o  profissional que não fez algum tipo de especialização  , por exemplo :
  • 70% de chance de ser contratado quando for disputar uma vaga no mercado de trabalho ;
  • Salário 13% maior do que uma pessoa que não teve a mesma preparação ;
  • Conhecimento teórico e prático  da área de atuação ;
  • Para os empregadores é o profissional mais procurado;
  • Em média seu primeiro salário vária de R$ 900,00 a 2.000,00 reais  ;
  • Para área da industria é o principal forma de contratação ;
  • Há um leque de opção de curso  para ais mais diversas  áreas profissionais ;
  • É a maneira mais rápida de entrar no mercado de trabalho ;
  • O técnico  pode fazer concurso que lhe dá um salário melhor ,que uma pessoa que tenha formação média ;
  • E muitos casos esse profissional  pode trabalhar por conta própria (autônomo)  ;
  • Há mais vagas  no mercado de trabalho para técnicos que para profissionais que tenha ensino superior ; Já para aqueles que pretende seguir na  vida acadêmica superior,  o curso técnico continua sendo o melhor caminho ,quantos já se perguntaram após  sair  do ensino médio  ,qual curso  superior  que devo fazer?, a resposta certamente seria  bem mais fácil se você já tivesse uma formação profissional básica ,o curso técnico traça o seu  perfil profissional e certamente vai ajudá-lo na vida acadêmica superior ou  outra formação  do tipo  .


terça-feira, 14 de agosto de 2012

8 dicas para tornar o seu estudo a distância mais eficiente


Modalidade exige muito mais do que um computador. Saiba como aproveitar os benefícios e contornar as deficiências do método de ensino
Crédito: Reprodução
Crédito: Reprodução



Se ao invés do tradicional ensino presencial você optar por um curso a distância, saiba que não basta apenas substituir às salas de aulas por um computador. Embora a modalidade não estipule grande horária fixa e permita a realização de atividades simultâneas, é preciso saber priorizar os estudos, planejar a rotina acadêmica e recorrer aos recursos tecnológicos. Confira oito dicas da Universidade Aberta de Madri (UDIMA) que vão auxiliá-lo a tirar proveito dessa metodologia e tornar o seu processo de aprendizagem mais proveitoso.

1. Organizar o tempo 

Defina o tempo necessário de dedicação aos estudos e respeite-o. Ainda que a educação a distância permita realizar simultânea outras atividades (trabalho, família, entretenimento), o segrego está em encontrar o equilíbrio entre os distintos ambitos da vida pessoal.


2. Seja sensato

Nem sempre é possível dedicar-se integralmente aos estudos. Portanto, seja realista e não assuma mais matérias do que a sua agenda permite. Isso porque, ao invés de agilizar a conclusão dos estudos, poderá acumular reprovações.


3. Aproveite as TIC's

Para não se isolar no processo de aprendizagem à distância recorra aos recursos tecnológicos disponíveis nas salas virtuais. Ferramentas como fóruns, wikis, chats, vídeos e realidade virtual, além de incrementarem o ensino/aprendizagem, são pontos de encontro de estudantes e docentes.


4. Motive-se

Ainda que a maioria dos estudantes desta modalidade não disponha de muito tempo para o estudo, é necessário encontrar a motivação para cumprir as atividades propostas pelo curso ao menos uma vez por dia. Não deixe que a rotina cansativa de trabalho te desvie desse foco. O ensino a distância exige consistência.


5. Priorize sempre

Identifique as obrigações e as tarefas mais urgentes para realizá-las em primeiro lugar. O ideal é estabelecer metas diárias e realistas. Programe metas relativamente fáceis de ser alcançadas.


6. Amplie os conhecimentos

Desperte em você a inquietude pela descoberta de novos conhecimentos e não se limite apenas ao conteúdo das aulas. Consulte fontes complementares para favorecer a expansão dos aprendizados.


7. Não tenha vergonha de perguntar 

É necessário ter uma relação fluída com professores e tutores. Na educação a distância você terá uma atenção personalizada, individualizada e permanente. Use e abuse desse benefício.


8. Realize as atividades e exames nos prazos indicados

É aconselhável que realize a tempo as atividades e os testes propostos pelos professores ao longo do curso. 

terça-feira, 7 de agosto de 2012

EaD forma bons profissionais?








Por Luciano Testa para o Forehead News em 31/07/2012

Para os especialistas este é o meio mais eficaz de democratizar o conhecimento intelectual
Com o processo de informatização e as facilidades que o método proporciona para nossas vidas, tornou-se comum as discussões sobre a Educação a Distância (EaD). Para especialistas este é, talvez, o meio mais eficaz de democratizar o conhecimento intelectual e oportunizar o acesso ao ensino de forma mais fácil. A EaD muda a sociedade a partir do momento que oferece formação de qualquer nível (médio, superior, pós-graduação, entre outros) a pessoas com problemas de acessibilidade, tempo e distância, por exemplo, para se dedicar aos estudos.
É claro que existem cursos que só podem ser ministrados de forma presencial, mas, aqueles que não necessitam da presença integral do aluno têm perfeitas condições de oferecer formação de qualidade. Nos últimos 10 anos, houve uma forte valorização dos cursos a distância no mercado de trabalho. Acredita-se que o aluno que consegue se formar à partir dos estudos em casa tem um compromisso maior, pois leva com mais seriedade sua educação e o seu lado profissional.
No entanto, é óbvio que esse tipo de aprendizado não depende apenas da disciplina do aluno na hora dos estudos. É importante que esses cursos contem com profissionais preparados para lidar com estes artifícios. Até mesmo os professores que estão enquadrados num grupo de pessoas possivelmente já educadas deverão estar sempre em constante aperfeiçoamento e, também, propor atividades, organizar o material, direcionar o conteúdo, perceber as dificuldades e estar em contato integral com o aluno.
Além disso, é necessário que haja boa estruturação de suas grades curriculares, bibliotecas, canais de comunicação e salas de aula virtuais, a fim de atender os interesses do público e sanar suas dificuldades. Assim, os indivíduos têm condições de boa formação com níveis de exigência que os façam cursar de forma séria e comprometida.
Para saber mais acesse  http://foreheadnews.wordpress.com

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Prorrogadas matrículas de excedentes para PACEP/2012


A Universidade Estadual do Maranhão - Uema, por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação - UemaNet, torna público, para o conhecimento dos interessados, que as matrículas para os candidatos aprovados e classificados/excedentes no Processo Seletivo Simplificado de Acesso aos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, modalidade a distância, no âmbito da Rede e-Tec Brasil (PACEP 2012), para o primeiro semestre de 2012, foram prorrogadas até o próximo dia 03 de agosto.
A relação de documentos necessários está no edital de convocação.


EDITAL DE PRORROGAÇÃO