terça-feira, 31 de julho de 2012

UemaNet convoca excedentes para cursos técnicos a distância – PACEP/2012

A Universidade Estadual Do Maranhão - Uema, por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação - UemaNet, tendo em vista a desistência de matrícula dos candidatos aprovados e classificados no Processo Seletivo Simplificado de Acesso aos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, modalidade a distância, no âmbito da Rede e-Tec Brasil (PACEP 2012), convoca, para matrícula os candidatos excedentes, para o primeiro semestre de 2012, obedecendo rigorosamente a ordem decrescente de pontos obtidos, conforme ordem de classificação expressa na relação abaixo.

Os candidatos excedentes do 1º semestre deverão realizar suas matrículas no período de 30 de julho a 01 de agosto de 2012. A relação de documentos necessários está no edital de convocação.

O candidato ingressante que não apresentar a documentação exigida na sua totalidade ou que não efetuar a sua matrícula no período fixado no Edital perderá o direito à vaga.
EDITAL DE EXCEDENTES
RELAÇÃO DE EXCEDENTES
 

quinta-feira, 26 de julho de 2012

UemaNet presente na SBPC


Na manhã de  23 de julho, foram iniciadas as exposições da maior mostra de ciência, tecnologia e inovação das américas, a ExpoT&C. O evento é parte da programação científica da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que está acontecendo em São Luís.
E o Núcleo de Tecnologias para Educação - UEMANET está com um estande no pavilhão da ExpoT&C. No estande os visitantes podem conhecer a história do UemaNet, bem como sua importância para o Estado no campo da educação a distância. O Núcleo se apresenta como uma alternativa capaz de reverter o quadro de exclusão social no Maranhão. Para isso, o UemaNet oferece cursos de graduação, aperfeiçoamento, especialização e técnicos, todos na modalidade a distância. Os produtos e serviços em exposição no estande são: a lousa digital, também conhecida como lousa interativa, porque visa a uma interatividade maior entre professores e alunos; um mini estúdio de gravação e edição; e a plataforma do Ambiente Virtual de Aprendizagem, o AVA/Moodle.

“O estande nos instiga a refletir sobre o que temos e o que pode ser compartilhado. É uma exposição científica que, de certo modo, nos condiciona a trazer para esse público, que participa da SBPC, aquilo que nós temos de melhor. Então, a reflexão sobre o que fazemos, o que temos feito e o que gostaríamos de fazer estão sendo expostas aqui e compartilhado com outras instituições e pessoas que aqui frequentam, no sentido de obter algum tipo de troca e, de algum modo, a gente possa vir a crescer também”, disse o Coordenador do UemaNet, Prof.Dr.Roberto Serra.
Estão, ainda, representando a Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, o Núcleo Ambiental – Nugeo, que apresenta amostras dos Laboratórios de Geoprocessamento, de Meteorologia e de Recursos Hídricos; o Programa Darcy Ribeiro, que está expondo uma amostra dos laboratórios multidisciplinares existentes em 23 polos do Programa; e o Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC).

Lousa interativa movimenta stand do Uemanet, na SBPC

No terceiro dia de exposição na maior Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação das Américas – ExpoT&C, o stand do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet) vem atraindo um grande número de visitantes. O motivo é a lousa digital ou lousa interativa usada pelo Núcleo em videoaulas de Educação a Distância. A ferramenta visa maior interatividade entre professores e alunos. Diante dela, os visitantes tiram dúvidas e se divertem com as possibilidades. 

A graduanda em Física pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Thaynara Lima, ficou admirada com a lousa e a possibilidade de uso em sala de aula. “Na era da internet e que todos nós estamos conectados, chama a atenção a lousa por ser interativa e, com certeza, atrai mais o aluno. E é interessante saber que a nossa universidade estadual usa esse tipo de tecnologia em sua metodologia”, afimou. 

No stand do UEMANET (no pavilhão da ExpoT&C), além da lousa, tem a reprodução de um mini estúdio de gravação e edição – também utilizado para as videoaulas; e a plataforma do Ambiente Virtual de Aprendizagem, o AVA/Moodle.

Quem também passou pelo stand e deixou sua impressão sobre a participação da Universidade Estadual do Maranhão na 64ª SBPC foi o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UEMA, José Antonio Carvalho. “Esse evento é super importante pelo intercâmbio da comunidade científico-acadêmica, no sentindo mais amplo das atividades de extensão da universidade ter uma comunicação com a sociedade. E isso é fundamental para se saber o que está sendo produzido. E no caso específico da Uema, a gente percebe hoje que a universidade marca com a sua visibilidade, em termos de ações, como a Educação a Distância (EaD). E é um evento que também vemos um público jovem e isso tudo, de certa forma, é um estímulo para os futuros cientistas, os produtores de conhecimentos e da inovação, portanto, é muito importante”, revelou.

O stand - No stand os visitantes podem conhecer a história do UemaNet, bem como sua importância para o Estado no campo da educação a distância. O Núcleo se apresenta como uma alternativa capaz de reverter o quadro de exclusão social no Maranhão. Para isso, o UemaNet oferece cursos de graduação, aperfeiçoamento, especialização e técnicos, todos na modalidade a distância.

Estão, ainda, representando a Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, o Núcleo Ambiental – Nugeo, que apresenta amostras dos Laboratórios de Geoprocessamento, de Meteorologia e de Recursos Hídricos; o Programa Darcy Ribeiro, que está expondo uma amostra dos laboratórios multidisciplinares existentes em 23 polos do Programa; e o Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC).

terça-feira, 24 de julho de 2012

Coordenação do e-TEC/UemaNet e tutores a distância se reúnem


Na noite do dia 16 de julho, a coordenação do e-TEC/UemaNet e tutores a distância dos cursos técnicos se reuniram. O objetivo foi avaliar as primeiras semanas dos cursos, que iniciaram no último dia 07.

Na ocasião, eles aproveitaram a oportunidade para tirarem algumas dúvidas sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA/Moodle como fóruns de discussão, acesso do aluno e atividades.



Fonte:www.uemanet.uema.br

Aula inaugural dos cursos técnicos da Uema/UemaNet foi um sucesso


No último dia 21 de julho, a Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação – UemaNet, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SECTEC/MA, realizou a aula inaugural dos cursos técnicos, modalidade a distância, da Rede e-TEC Brasil.
Na ocasião, estiveram presentes autoridades, além de alunos, tutores, professores e coordenadores de curso e dos Polos de Apoio Presencial do e-Tec/Uemanet.
“Esse é um momento marcante para a UEMA, visto que ela passa a se inserir no contexto de formação profissional que de certa forma foge a sua vocação, que é a de nível superior. A Universidade desde meados do ano passado vem se preparando e se une aos esforços do Estado, através do Programa Maranhão Profissional. A UEMA está convicta de que se inserindo nesse contexto passa a beneficiar um contingente de jovens e adultos, que desejam se inserir no mercado de trabalho e que não tinham uma oportunidade de uma formação profissional. Pessoas com necessidade de formação. O que foi provado no processo seletivo quando para 6 mil vagas ofertadas mais de 50 mil candidatos se inscreveram”, disse o Coordenador Geral do UemaNet, Prof. Dr. Antonio Roberto Serra.
Para a secretária da SECTEC/MA, Rosane Guerra, que assumiu recentemente a secretaria, o momento é de oportunidades e valorização do jovem e adulto. “O Maranhão passa por uma efervescência de oportunidades e a preocupação do Governo do Estado é que com essa quantidade de grandes empreendimentos, que estão se instalando em nosso Estado, se beneficiarão muitos maranhenses com a geração de empregos para os jovens e adultos, que terão a oportunidade de participar do mercado de trabalho”, destacou.
O Reitor da UEMA, Prof. José Augusto Oliveira, enfatizou que “esse é um novo desafio aceito pela UEMA. Uma nova modalidade de ensino. Estamos na primeira etapa desse novo projeto, com a perspectiva de ampliar para novos polos e com novos cursos, visando atender a esse novo cenário do Maranhão. A Universidade se credenciou a realizar cursos desta natureza e conseguiu junto à determinação do Governo e ao apoio decisivo da SECTEC. E a sensação agora é de dever cumprido”.


A aula inaugural foi ministrada pelo Consultor de Programas de Treinamento e Consultoria do Sebrae, Renato Santos, que falou sobre Empreendedorismo: o comportamento como chave do sucesso profissional. “Pessoas empreendedoras são pessoas que tem capacidade de colocar em prática as suas vontades, aquilo que deseja. E a iniciativa da UEMA, por meio do UemaNet, de trazer a tona esse tema na aula inaugural dos cursos técnicos é muito positiva, porque dá aos alunos a oportunidade de saber o que eles são capazes de alcançar. E, atualmente, nunca foi tão simples empreender, nunca houve tanto incentivo para empreender e, principalmente, nunca houve tanto reconhecimento para quem empreende. Vivemos a Era dos Empreendedores”, falou Renato.



quarta-feira, 18 de julho de 2012

Convite Aula Inaugural

Em Caxias-MA a transmissão do evento acontecerá no Polo Presencial do e-tec/Uemanet localizado no Prédio do CETECMA.




Retirado do Site:http://ead.uemanet.uema.br/


A 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá de 22 a 27 de julho de 2012, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís/MA, terá como tema central “Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza”. Trata-se de um dos maiores eventos científicos do País.

Realizada desde 1948, com a participação de autoridades, gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia (C&T) e representantes de sociedades científicas, a Reunião é um importante meio de difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas em C&T.

A programação científica é composta por conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres para apresentação de trabalhos científicos. Também são realizados diversos eventos paralelos, como a SBPC Jovem (programação voltada para estudantes do ensino básico), da ExpoT&C  (mostra de ciência e tecnologia) e da SBPC Cultural (atividades artísticas regionais).




terça-feira, 17 de julho de 2012

Professores participam do curso Produção de Material Impresso da rede e-Tec/UemaNet


alt
Durante três dias (09 a 11 de julho) os professores da Universidade Estadual do Maranhão – Uema, que integram a rede e-Tec, participaram do curso “Produção de Material Impresso e-Tec Brasil/UemaNet. A capacitação aconteceu no auditório do Sebrae (Jaracati) e foi ministrada pelo designer instrucional do MEC, Profº Bruno Peixoto. 


Essa capacitação faz parte do programa de Formação de Competência do Núcleo de Tecnologias para Educação – UemaNet, e visa prestar orientações e especificidades necessárias para a produção dos materiais impressos dos cursos técnicos na modalidade a distância.



“Estamos vivendo um momento especial com a implantação dos cursos técnicos a distância. Surge um novo desafio, o de aprendizagem dos nossos estudantes e, por isso, a importância dessa capacitação para balizar a preparação, ou seja, a produção de conteúdo da EaD. Vocês fazem parte da construção desse novo momento da educação da Universidade Estadual do Maranhão”, afirmou o Coordenador Geral do UemaNet, Profº Antonio Roberto Serra, presente no encerramento do curso.

A capacitação de 40 horas englobou a parte teórica e prática. A coordenação do UemaNet anunciou que o curso voltará a ser oferecido futuramente.

Retirada do site: http://www.uemanet.uema.br

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Reunião UemaNet e SECTEC-MA

O Coordenador Geral do Núcleo de Tecnologias para Educação – UemaNet, Profº Antonio Roberto Serra, e representantes do e-TEC/UemaNet, reuniram-se, na última quarta-feira (11.07), com a Drª Olga Simão, Secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SECTEC/MA. Foi uma reunião preparatória para o início dos processos relacionados aos cursos técnicos a distância da UEMA.
“A UEMA sensível às demandas de formação profissional no Maranhão está implantando os cursos técnicos a distância, em parceria com a SECTEC/MA. Cursos que irão contribuir com a superação dos déficits educacionais voltados para o mercado de trabalho”, disse o Coordenadora Profº Antonio Roberto Serra.
A secretária Drª Olga Simão falou de oportunidades. “Os cursos vão oportunizar os jovens e adultos a participar do mercado de trabalho, principalmente nesse momento de franco desenvolvimento no Estado”, disse.
Na ocasião, também foram discutidas futuras parcerias.

Fonte da informação: www.uemanet.uema.br

Aula Inaugural e-tec/Uemanet


Acontecerá no próximo dia 21 de julho (sábado) a ‘Aula inaugural’ dos Cursos Técnicos do e-tec/Uemanet a partir da 09 horas e 30 minutos. O evento marcará oficialmente o início dos Cursos Técnicos da Rede e-Tec promovidos pela Uema, com intermediação do Uemanet, e apoiados pela SECTEC.
No Polo de Caxias (CETECMA), o evento será transmitido por videoconferência via IPTV.
A presença de todos os alunos e tutores presenciais é imprescindível.
A Assessoria de Comunicação do Uemanet irá divulgar maiores detalhes sobre o evento no site da UEMA e do Uemanet.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

1º Encontro Presencial do Pólo e-Tec/UEMANET-Caxias


Aconteceu no dia 07/07/2012 o primeiro encontro presencial dos cursos técnicos do e-Tec/UEMANET no prédio do CETECMA em Caxias-MA. Nesse primeiro encontro foram realizadas as seguintes ações:
         Boas vindas aos alunos;
         Parcerias do e-tec
        Apresentação do programa e-tec;
          Apresentação dos cursos;
         Apresentação dos tutores;
          Divisão dos alunos presentes por cursos
          Apresentação dos objetivos dos cursos;
          Funções e atividades dos tutores presenciais;
          Metodologias e procedimentos didáticos;
          Ambiente virtual de aprendizagem;
           Confirmação de e-mail
         Horários de tutoria


Estiveram presentes no encontro a Diretora Geral do CETECMA Karla Simone, a Coordenadora do Pólo e-tec Caxias Socorro Crateús e os tutores presencias: Ciro Carneiro (Contabilidade), Elmo Júnior (Rede de Computadores), Elda Girlane (Alimentos), Rosemary Araújo (Informática),Romélia Arcângela (Informática) e Shirneth Malheiros (Alimentos).
Tutores e Coordenadora do Pólo Caxias-MA
Tutor de Contabilidade Ciro Carneiro e Alunos 


Alunos dos cursos técnicos

Alunos dos cursos técnicos
Tutora de Alimentos Elda Girlane e alunos



Tutores: Elmo (Rede de Computadores)e Romélia (Informática)

Tutor de Rede de Computadores Elmo Júnior e alunos
Tutora de alimentos Shirneth e alunos



Cursos Técnicos ofertados no Pólo de Caxias-Ma

O Pólo E-TEC/UEMANET- Caxias está ofertando na modalidade a distância os seguintes cursos:


  • Curso Técnico em Informática- Carga Horária: 1.315h
  • Curso Técnico em Alimentos- Carga Horária: 1.605h
  • Curso Técnico em Rede de Computadores: 1.350h
  • Curso Técnico em Contabilidade: 1.605h
  • Curso Técnico em Controle Ambiental: 1.020h- (2º semestre de 2012)

Cursos Técnicos da UEMA- Rede E-TEC Brasil/UEMANET

A Educação a Distância apresenta-se hoje como uma estratégia efetiva de democratização do acesso ao conhecimento e,agora,articulada à Educação Profissional, visando possibilitar ao cidadão a sua inserção, de forma mais rápida na rota das conquistas científicas e tecnológicas da sociedade.
Dessa forma a UEMA por meio dos seus Centro elaborou 13(treze) cursos técnicos na modalidade a distância, os quais foram aprovados pelo MEC:


  • Contabilidade;
  • Controle Ambiental;
  • Edificações;
  • Guia de Turismo;
  • Informática
  • Manutenção Automática
  • Meio Ambiente
  • Meteorologia
  • Planejamento e Gestão de Tecnologia da Informação
  • Rede de Computadores
  • Segurança do Trabalho
  • Serviços Públicos.


A organização curricular dos cursos técnicos ofertados por meio da Rede e-Tec Brasil/UemaNet, na forma subsequente, encontra-se fundamentada nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Profissional Técnica (Resolução CNE/CEB n° 04/2009), e em três princípios básicos: estar integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e a tecnologia, e. a formação para o exercícios da cidadania.